aprovação no vestibular

Sem estresse: 7 dicas para garantir aprovação no vestibular

Garantir a tão sonhada vaga na faculdade é um desafio e tanto para os estudantes. 

Deve haver muita organização para conseguir criar sua rotina de estudos de forma efetiva. 

Além disso, dependendo da competitividade do curso que você escolheu, a pressão aumenta, e com a vontade de conseguir a aprovação no vestibular vem um turbilhão de sentimentos como a agitação, o nervosismo e a ansiedade. 

Mas, calma! Respira fundo que neste artigo vamos te dar 7 dicas que irão te ajudar a se organizar para que você conquiste a vaga esperada. 

Estudar como se não houvesse um amanhã não vai ser tão necessário com uma dose de organização. 

A fase tão temida pelos estudantes, não vai ser um bicho de sete cabeças. 

1. Estude muito, mas sem excessos

Dedicar seu tempo nos estudos, é claro, muito importante. 

Mas é bom ir com calma! Perder noites de sono ou abrir mão dos passeios com os amigos ao fim de semana, pode ser prejudicial. 

Com a mente descansada e livre, a absorção do conteúdo é ainda maior, e ainda de quebra, dá para dar umas boas risadas e liberar o estresse. 

Crie sua agenda de estudos de acordo com o horário que você estuda e reserve um espaço para o almoço e dê um tempinho para o descanso. 

Faça de acordo com sua produtividade: se você é mais produtivo no período da manhã, reserve as matérias mais complicadas para estudar e deixe no período da tarde, por exemplo, os conteúdos mais tranquilos.

aprovação no vestibular

2. Tenha um grupo de estudos para dividir anseios e tirar dúvidas

Não tenha medo de dividir seus sentimentos no momento da tão sonhada aprovação no vestibular. 

Se abrir com os pais ou amigos é uma boa saída para liberar a ansiedade, já que esse último, está passando pela mesma pressão que você. 

Além disso, enquanto você é bom em uma matéria, um colega pode ser bom em outra oposta, e assim, vocês podem tirar dúvidas e ajudar um ao outro neste momento que é tão desesperador para os estudantes. 

3. Estude as versões de provas anteriores

Foque na prova que você quer passar e resolva as questões como se fosse um simulado. 

Normalmente as faculdades disponibilizam no site as provas e as correções delas. 

Praticando esse método repetidamente, você vai se familiarizar com o estilo de teste, e também dar uma estudada no conteúdo. 

DICA EXTRA: ESTUDE NA FMU

A FMU tem bolsas de até 45% de desconto nos cursos de graduação. Escolha seu curso e faça sua matrícula agora mesmo: https://fmu.minhagraduacao.com.br/

4. Crie mapas mentais para os estudos

aprovação no vestibular

Está dica é muito útil se você tem problema para fixar o conteúdo estudado. 

No centro de uma folha de papel em branco coloque a ideia principal do conteúdo. 

Depois vá puxando ramificações e acrescente as causas, consequências, fases, principais personagens e ideologias envolvidas. 

Preenchendo o mapa com frases sucintas, vale abusar de cores, setas de diferentes espessuras, balões entre outros. 

O objetivo do mapa mental para conseguir a aprovação no vestibular é que você bata o olho no papel e já saiba que se trata. Essa técnica vai te ajudar a fixar melhor o conteúdo estudado. 

5. Não se prenda a um só método de ensino

Usar apenas o método tradicional de estudos pode não ser tão eficaz para conseguir vencer a prova tão esperada e conquistar a aprovação no vestibular. 

Além dos livros convencionais, você pode abusar de vídeos aulas e audiolivros, se você tem melhor desempenho em sua memória auditiva. 

A própria rede social pode te ajudar a te manter atualizado, mas sem exageros. 

Não se distraia a ponto de bagunçar sua agenda e não conseguir estudar o que tinha programado. Faça da internet a sua aliada. 

Usar o tempo livre para fazer atividades que complementam o que já foi estudado é uma ótima alternativa. 

Vá ao museu, assista filmes e documentários, e vale até ler revistas e jornais, tudo isso irá garantir a sua aprovação no vestibular. 

6. Pratique atividades físicas

A falta de atividade física também pode ser uma das causas do estresse para você que é estudante e se prepara para conquistar a aprovação no vestibular. 

Por estarem em uma rotina muito intensa de estudos, os estudantes acabam preferindo abrir mão da realização de alguma atividade esportiva, por mais simples que seja, como caminhar, jogar futebol, vôlei, andar de patins, skate etc. 

No entanto, a atividade física pode ser uma ótima aliada na preparação para o vestibular. 

Além de fazer com que você mude um pouco de foco e espaireça a mente, praticar atividade física, por qualquer que seja, libera o hormônio endorfina, que é responsável por aliviar a ansiedade e prevenir os sintomas de estresse.

7. Cuidar da sua alimentação

A alimentação saudável é uma excelente aliada para quem não quer sofrer de estresse pré-vestibular. 

Ficar longos períodos sem se alimentar ou sem se hidratar, ingerir alimentos muito gordurosos ou pesados e pobre em nutrientes, pode fazer com que sua imunidade baixe e estimule doenças, como o resfriado e infecções. 

Por isso, fique de olho e se cuide para que o momento de conquistar a aprovação no vestibular seja o mais leve e tranquilo possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *